Sobre o AnimeXD

O grupo AnimeXD formou-se em outubro de 2005, com o objetivo de suprir a falta de eventos voltados ao público jovem que admira a cultura pop japonesa. Todos os membros conheceram-se dentro de clubes de animês e mangá ou ainda durante eventos, como o já extinto Animencontro. Alguns participantes já tinham experiência em organização de eventos, pois promoviam pequenas exibições de desenho japonês (animê) em escolas.

O primeiro AnimeXD foi realizado nos dias 14 e 15 de janeiro de 2006 no Colégio Madalena Sofia Barat, localizado no Bairo Alto. Nesta primeira experiência, comprareceram cerca de 800 pessoas e foi a única vez que o evento foi cobrado, formando assim o caixa inicial do grupo.

No final do ano, já em um novo local, foi realizado um novo evento, só que em formato menor, chamado Chibi AnimeXD. Dia 16 de dezembro de 2006, no UnicenP, foram recebidos cerca de 500 visitantes. No ano seguinte foram promovidos mais três eventos no mesmo local.

O segundo AnimeXD foi realizado nos dias 16 e 17 de março de 2007 e estima-se que cerca de 1800 pessoas compareceram. Já o terceiro foi realizado nos dias 02 e 03 de setembro do mesmo ano, com aproximadamente 2500 visitantes. Para encerar o ano, foi realizado mais um Chibi AnimeXD no dia 15 de dezembro de 2007.

O quarto e último evento promovido aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de agosto de 2008, no Memorial de Curitiba. Devido a sua localização mais central, esse foi o maior AnimeXD já realizado, recebendo cerca de 3200 nos três dias. Além disso, contou com a presença de mais expositores, atrações diferenciadas (show de bandas, workshop de Para Para) e vários apoios, como o Centro Cultural Japonês Tomodachi, o Clube Nikkei de Curitiba e o Consulado do Japão em Curitiba.

Abaixo serão listadas e descritas cada uma das atividades realizadas durante o evento.

- Exibição de Animê (animação japonesa): Mostra de animações japonesas das mais variadas, desde novos títulos até clássicos já consagrados.
- Animekê (karaokê de músicas japonesas): é uma atividade interativa, na qual quaisquer um dos presentes Poe participar. Os interessados escolhem um das músicas da lista, pegam a letra (que normalmente está em japonês) e cantam acompanhados pelo karaokê.

- Concurso Animekê: Como é de se esperar, muitos gostam de cantar suas músicas favoritas, mas quem será que canta melhor? Nessa atividade os participantes têm a oportunidade de mostrar o quão bom são cantando músicas japonesas.

- Campeonato de Jogos: Os interessados se inscrevem na atividade e disputam o primeiro lugar através de partidas de vieogame no sistema “mata-mata”.

- Concurso Cosplay: Cosplay é a contração da expressão “costume play”, que Poe ser traduzida como “roupa de brincar”. Os participantes confeccionam roupas idênticas a de seus personagens favoritos e “encarnam” tal personagem durante um tempo, seja posando para fotos ou andando pelo evento. Aqueles que desejam participar do concurso preparam uma apresentação para tal, seja ela fiel ao personagem (categoria tradicional) ou uma adaptação, normalmente cômica (categoria livre). Existe a possibilidade ainda de realizar apresentações em grupo (categoria grupo).

- Desfile Cosplay: Esta é uma categoria especial do concurso cosplay, na qual não é necessário que o participante prepare uma encenação para apresentar-se, basta desfilar com sua roupa. O mais importante aqui é a fidelidade da vestimenta apresentada com a do personagem em questão.

- AnimeQuizz: Consiste em um Quizz com perguntas e respostas relacionadas aos universo animê e mangá, no qual os participantes inscrevem-se em grupos que interagem entre si.

- Show de Bandas: Existem algumas bandas que tocam covers de músicas japonesas, muitas vezes de músicas tema de alguma série. Tais bandas se apresentarão pelo primeira vez no AnimeXD, ajudando a tornar o evento mais interativo e animado.

- Matsuri Dance: São músicas japonesas coreografadas por jovens que difundem a dança nos eventos, tornando esta atividade bastante famosa entre os visitantes. Normalmente são músicas rápidas com coreografias agitadas e bastante aeróbicas.

- Para-Para: É uma dança que nasceu nos anos 90 nas boates japonesas. Consiste em um movimento harmoniosos com os braços e mãos, mas os pés quase não saem do lugar. É uma dança bastante metódica e que exige certa prática dos participantes.

- Workshop: Tal atividade consiste em transmitir algum conhecimento, mesmo que superficial, aos participantes. Seja sobre desenho, dança, dublagem, língua japonesa ou qualquer outra área.

- Concurso de Ilustração: Muitos fãs de mangá e/ou animes gostam de desenhar e têm a oportunidade de, durante o evento, expor seus trabalhos e participar do concurso. É separado em três categorias: PB (preto e branco), CG (computer graphics) e Colorido.

- Concurso de AMV (animê music vídeo): Os interessados preparam, previamente, um clipe que consiste num misto de cenas de alguma série e alguma música de sua preferência.

6 comentários:

Unknown disse...

Quando vai ser a AnimeXD 2009 ?

Sabina disse...

2009?? ja esta programado????????????????????
por ser uma capital desse tamanho é inacreditavel que não haja vários encontros desse tipo!

Por favorrr mandem noticia sobre 2009!!

Abs!

Unknown disse...

Ola,kero saber qndo será o AnimeXD 2009 tbm!se puderem colocar por favor agradeço!

Ricardao disse...

alguma noticia pra 2009??

jake disse...

vai ter o AnimeXD em 2010?
se sim

que dia ?

Fabiano disse...

vcs sabem quando vai ser o animeXD 2010???


se puderem responder respondamm :P

Postar um comentário



Eu Leio!

eXTReMe Tracker